FETACESP

Julgamento decisivo do STF sobre apps como Uber, 99 é suspenso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar ontem (6) a constitucionalidade de duas leis estaduais que proibiram a atuação dos motoristas particulares dos aplicativos Uber, Cabify e 99. Após dois votos a favor dos aplicativos, um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski suspendeu o julgamento. Não há data para retomada da análise da questão.

A decisão do STF poderá liberar definitivamente a atuação dos aplicativos e acabar com a guerra jurídica de liminares que autorizaram e proibiram a circulação dos motoristas em várias cidades do país.

A Corte iniciou o julgamento das ações relatadas pelos ministros Luiz Fux e Luís Roberto Barroso, que proferiram os únicos dois votos da sessão, contra leis de Fortaleza e de São Paulo proibindo a atuação dos motoristas. O caso foi julgado a partir de ações protocoladas pelo PSL, pela Confederação Nacional de Serviços (CNS).

E do outro a favor da lei a Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo – (FETACESP), Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, Bens e de Cargas de Rio Claro (SINTRARC) e algumas entidades sindicais.

Fonte: O Globo