FETACESP

10 etapas para melhorar a visibilidade do seu sindicato.

Atualmente o desejo de muitos dirigentes é melhorar a visibilidade do seu sindicato.

E não é para menos. A vida do dirigente sindical não é fácil. São muitas horas de trabalho incessante e de muito preparo para enfrentar os desafios impostos pela luta diária.

Mesmo assim, muitos diretores sentem uma grande frustração com o resultado de seu esforço.

Sempre fazemos uma pergunta para os dirigentes: “Qual a maior frustração de vocês?

E a resposta quase unânime é: “O taxista não reconhece nosso trabalho”.

Pode parecer um pouco óbvio, mas o motivo para isso pode ser “simplesmente” uma falha na comunicação entre o sindicato e a categoria que ele representa.

E a gente fala “simplesmente”, com aspas, porque um rápido diagnóstico, na maioria dos casos, consegue identificar as principais falhas no relacionamento entre os sindicatos e os taxistas. Mas o problema em si é bastante complexo, pois atinge a grande maioria das entidades sindicais.

Essa falha na comunicação tem graves consequências. A falta de visibilidade do sindicato é realmente uma delas.

Esse é um problema particularmente danoso porque reflete também na falta de representatividade.

E uma entidade com dificuldade de reconhecimento terá dificuldades para mobilizar a categoria.

É uma reação em cadeia. No fim pode virar uma avalanche.

Mas temos uma boa notícia para você! Essa falta de visibilidade, que tanto angustia o movimento sindical, tem solução: algumas transformações que podem ser feitas na estrutura da comunicação da sua entidade.

Para facilitar, listamos 10 etapas que certamente ajudarão a melhorar a visibilidade do seu sindicato.

A maioria dos sindicatos atua com seriedade e compromisso e mesmo assim  sofre com a falta de visibilidade. É possível resolver este problema seguindo alguns passos que farão bastante diferença no relacionamento com os taxistas.

  1. PLANO DE COMUNICAÇÃO
    Para saber onde investir e o que fazer é necessário fazer antes um diagnostico para conhecer os hábitos do taxista. Com esses dados o sindicato saberá quais instrumentos de comunicação deve usar.
  2. REDES SOCIAIS
    Esteja presente em várias redes sociais. Não deixa que alguém te procure em algum lugar e não ache. Cada vez que isso acontece pode ser um filiado perdido. Sempre divulgar as conquistas e os benefícios que o sindicato oferece para a categoria, com uma rede social ativa o taxista consegue enxergar as atividades diárias do dirigente.
  3. ESTRATÉGIA
    Independentemente de quanto tempo faz que o seu sindicato está nas redes sociais, é sempre importante rever os seus objetivos, avaliar se tem alcançado os resultados desejado e, de acordo com tudo isso fazer as alterações necessárias.
  4. SITE MODERNO E ATRATIVO
    O site deve ser o ponto de partida para a comunicação do seu sindicato. Ele precisa ser moderno e atrativo para que o trabalhador tenha vontade de acessá-lo.
  5. CONTEÚDO VISUAL
    O texto que o sindicato cria certamente importa, mas ele precisa vir acompanhado de um conteúdo visual que atraia a atenção. Às vezes uma imagem é mais mobilizadora do que um texto.
  6. ADICIONE MULTIMÍDIA
    Em vez de apenas compartilhar materiais de outros sites, seu sindicato pode engajar os taxistas com vídeos para dialogar com a sua categoria.
  7. ASSESSORIA DE IMPRENSA
    Aparecer em outros veículos de comunicação é uma ótima maneira de melhorar o seu posicionamento nas buscas e difundir a sua entidade. Para isso, mande releases de ações do sindicato para a imprensa.
  8. GOOGLE MAPS
    Aparecer corretamente no Google Maps pode fazer com que o taxista chegue mais facilmente até o seu sindicato, além de destacar informações de contato como seu site e telefone, E ainda é de graça.
  9. ENVIE EMAIL E MENSAGENS (INFORMATIVO)
    Você pode solicitar o e-mail ou o número do whatts zap do taxista. Com essa informação em mãos, invista no envio de e-mail marketing. Procure criar um conteúdos atrativos, divulgar informações atuais sobre a categoria e o mercado de trabalho.
  10. AJUDA PROFISSIONAL
    É preciso um trabalho profissional para estruturar o site do seu sindicato e mantê-lo atualizado, produzir um informativo e todos os materiais. Não caia na armadilha do “faça você mesmo”. Sem um trabalho profissional, a comunicação pode acabar sendo apenas um gasto a mais, e não um investimento.

Nós ajudamos você dirigente a melhorar a visibilidade do seu sindicato, entre em contato conosco e saiba como.

contato@fetacesp.org.br   /    isadora@fourtaxis.com.br
(11) 2221-5433 / (17) 997018891 – Isadora