FETACESP

Criação da CNT (Confederação Nacional do Transporte)

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) é a entidade máxima de representação do setor de transporte e logística e tem como missão apoiar o desenvolvimento e atuar na defesa de seus interesses. A CNT foi fundada em 28 de janeiro de 1954, por meio do Decreto nº 34.986. Ela é uma entidade sem fins lucrativos, que possui sede em Brasília, DF, e atua em todo o território brasileiro.

A história da entidade iniciou em 1954, quando foi criada a CNTT (Confederação Nacional de Transportes Terrestres), originada da necessidade de organizar o segmento, tão essencial para o desenvolvimento do país. Em 1990, a CNTT passou a chamar-se CNT. Com o novo estatuto, começou a desempenhar um papel ainda mais amplo, voltado para a promoção da multimodalidade e do fortalecimento do sistema de transporte e logística.

Com foco na sustentabilidade, a visão da entidade está voltada a promover a inovação e a transformar e dinamizar o setor. Além disso, trabalhar para que o Brasil o enxergue com uma visão sistêmica tem sido uma prioridade da CNT.
Atualmente, a Confederação reúne 37 federações, 5 sindicatos nacionais e 19 associações nacionais. Isso representa mais de 200 mil empresas de transporte e 1,9 milhão de caminhoneiros e taxistas e mais de 3 milhões de trabalhadores.

Administrada de forma plural e colegiada por representantes de instituições filiadas, a CNT tem, em sua estrutura, três níveis decisórios. O primeiro deles é formado pelo Conselho de Representantes – constituído por 37 Federações e 5 Sindicatos Nacionais -, que é o órgão máximo deliberativo da instituição, e pelo Conselho de Ex-Presidentes, órgão deliberativo e consultivo da CNT. O segundo, por sua vez, é exercido pela Diretoria e pelo Conselho Fiscal, que têm atribuições deliberativas e consultivas. O terceiro nível é exercido pelos Executivos contratados, a quem compete o cumprimento das decisões emanadas pela Diretoria.

Objetivos
– Coordenar e defender nacionalmente os interesses dos transportadores e de suas entidades representativas em todas as modalidades;
– Estimular e apoiar a integração dos diversos modais de transporte, na busca de ganhos de qualidade e produtividade para o setor;
– Promover e valorizar a interação dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo;
– Executar atividades sociais de grande alcance, por meio das entidades que a compõem, especialmente o Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

 

 

 

 

 

 

Presidente: Clésio Soares de Andrade