FETACESP

Agora Presidente Prudente conta com serviço de táxi adaptado para pessoas com deficiência.

Presidente Prudente a partir de ontem quarta-feira (22/8) começou a contar com o serviço de táxi adaptado para pessoas com deficiência. A autorização para explorar o serviço foi obtida por três vencedores de concorrência pública, dois deles já estão circulando com os taxis que, embora possam transportar passageiros comuns, são adaptados e ideais para transportar pessoas com deficiência.

A apresentação dos veículos para a população ocorreu no estacionamento da Prefeitura com a participação do prefeito Nelson Bugalho, do vice Douglas Kato, do secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo Bosquet e com a participação dos vereadores Elza do Gás, Willian Leite, Jose Tabosa, Demerson da Saúde, Geraldo da Padaria e do presidente do Sindicato dos Taxistas e Caminhoneiros, Natal Aparecido Brunholi.

No último 23 de julho foi assinado o contrato de permissão com os dois primeiros taxistas, Elson Maldonado e Luiz Antônio de Andrade atraves de um chamamento público que trata da permissão por 20 anos. Os taxistas adquiriram os veículos adaptados com recursos próprios e vão atender aos que necessitam de transporte adaptado como também passageiros comuns, sem esta necessidade, eles realizaram cursos de direção defensiva e de atendimento à pessoas com deficiência.

O presidente do Sindicato dos Taxistas e também membro da diretoria da Federação dos taxistas autônomos do estado de São Paulo, Sr. Natal Brunholi considera o fato uma conquista muito relevante para a cidade de Presidente Prudente.

” É uma opção que valoriza a acessibilidade oferecida pela cidade,  acredito que a fase inicial será de reconhecimento da clientela, existe demanda para esse tipo de serviço e foi necessário realizar essa implantação, os taxistas de Presidente Prudente estão sempre em busca da modernização para oferecer o que há de melhor para os passageiros, considerou Natal “.

Segundo o vice-prefeito Douglas Kato, cadeirante, a implantação do serviço é mais uma demonstração de que o atual governo é comprometido com a inclusão . “ É um avanço, a entrega de um compromisso do governo de promover todo o tipo de inclusão”.

O prefeito Nelson Bugalho ressaltou que Prudente é uma das primeiras de porte médio a implantar o serviço, que pretende proporcionar mais dignidade e autonomia para a pessoa portadora de deficiência física.

“ Estamos na vanguarda se comparados às cidades com o mesmo número de habitantes e isso demonstra que queremos fazer um governo mais humanizado e voltado para as questões que preocupam a comunidade”, afirmou o prefeito.

Os veículos adaptados estão lotados nos pontos da Rua Barão do Rio Branco e na Rodoviária. O atendimento é durante 24 horas, pois o serviço pode ser agendado.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente