FETACESP

Como se tornar um taxista?

Veja os passos necessários para se tornar um taxista profissional

Os serviços de táxi são atividades de interesse público e como tal, são regulados pelo governo. Os carros que prestam este serviço são autorizados a trabalhar através de licenças emitidas pelas prefeituras, bem como, os taxistas só podem exercer a atividade depois de credenciados no órgão municipal de trânsito responsável.

Para ser taxista em São Paulo, é necessário um documento chamado Condutax que é emitido pela prefeitura. Você precisa se inscrever no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis de São Paulo. Atualmente existem mais de 60 mil pessoas em São Paulo que possuem Condutax, isso significa que elas podem ser motoristas de táxi. Além de se tornar um taxista você precisa comprar carro para táxi precisa de licença especial emitida pela prefeitura que se chama alvará de estacionamento, livre ou privativo.

Para tirar o seu Condutax você precisa ir até o Departamento de Transportes Públicos (DTP/SMT) de São Paulo. O Condutax tem a mesma validade da sua carteira de habilitação. Mas para solicitar o Condutax você precisa de alguns documentos. Um deles é o comprovante de realização do Curso Especial de Treinamento e Orientação em uma das escolas autorizadas pelo DTP. Você pode encontrar estas escolas no site da prefeitura. O curso dura 46 horas e não tem preço fixo, cada escola pode possuir o seu.

Todos os documentos que você precisa para tirar o Condutax e se tornar um taxista são: RG; CPF; CNH profissional; Comprovante de residência; Certidões de Distribuição e Execução Criminal; e Certificado de conclusão do Curso Especial de Treinamento e Orientação.

Dentro da profissão os serviços de táxi se subdividem nas categorias: táxi luxo, táxi especial, táxi comum, táxi comum-rádio, táxi lotação, táxi mirim e moto-táxi. Praticamente todas essas modalidades utilizam taxímetro e, assim sendo, calculam a tarifa inicial, conhecida como bandeirada (tarifa métrica ou horária). Geralmente, a bandeira mais utilizada em circunstâncias normais é a bandeira 1. O taxista somente irá acionar a bandeira 2, que implica em um acréscimo ao valor da corrida, quando o transporte ocorrer, por exemplo, em horário noturno.

Existe ainda uma modalidade de táxi chamada de táxi acessível. É um tipo de táxi criado para transportar idosos ou pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. É um mercado ótimo já que existem poucos concorrentes e você acaba se diferenciando dos demais táxis da cidade.