Como todos já sabem qualquer veiculo automotivo deve conter uma placa de identificação.
Até 1990 as placas eram compostas por duas letras e quatro números, deste ano em diante passaram a conter três letras e quatro números e emitidas pelos DETRANS de cada estado.
As placas também podem ser diferenciadas pela sua cor, as cores das placas classificam os veículos de acordo com a sua finalidade ou quem conduz.
O QUE SIGNIFICA A COR DAS PLACAS
Modelo mais comum, ela identifica os veículos particulares. Ela tem fundo cinza e letras pretas.
São usadas em veículos que fazem transporte remunerado tanto de carga quanto de passageiros, caso dos táxis, ônibus, vans, caminhões etc. A placa tem fundo vermelha e letras brancas.
Exclusiva para veículos de órgãos federal, estaduais e municipais como polícias, bombeiros e Forças Armadas, é muito parecida com a usada por particulares. Ela tem fundo branco com letras pretas.
De fundo verde e letras brancas, essa placa é utilizada, normalmente por montadoras e oficinas, em veículos que estejam passando por testes.
Coleção – Placa que identifica veículos com mais de 30 anos de fabricação, que fazem parte de coleção e possuem características originais em bom estado de conservação. A placa tem fundo preto e letras cinza.
Essa placa de fundo branco com letras vermelhas é utilizada por autoescolas e representa um aviso de condutores em aprendizagem.
Utilizada por veículos de corpo consular, órgãos internacionais e embaixadas, com as iniciais do representante aparecendo na tarjeta da placa. A placa tem fundo azul e letras brancas.
Exclusiva para veículos oficiais dos três níveis de governo e das Forças Armadas. Ela tem fundo preto e letras douradas.