FETACESP

PRONUNCIAMENTO FETACESP

Uber está tentando dar um golpe na justiça e enganar o taxista.

A empresa está perdendo na justiça trabalhista, tendo que, pagar verbas trabalhistas e ter o vínculo empregatício reconhecido.

Tendo o taxista na plataforma, ela deixa de ter essa responsabilidade.

E, por outro lado seu lucro tende a aumentar, porque, a tarifa do táxi é bem maior que o preço praticado pelos carros particulares.

Outro aspecto a ser mencionado, é sobre a lei 13.640/2018 que determina o transporte remunerado privado não aberto ao público , o táxi é um serviço individual remunerado e aberto ao público.

O taxista é dono do seu negócio, e não deve entrar nessa roubada.

Agora vejamos um posicionamento importante para a categoria em relação ao poder público:

Taxista aderindo a essa plataforma poderá ser entendido que, o taxista sobrevirá sem a isenção do ICMS e IPI, principalmente o IPVA.

Por aí a fora vai. Podemos dar início a futura desregulamentação do táxi e consequentemente o fim de uma profissão centenário. Extinção da placa vermelha, taxímetro e também os sindicatos.

Muitos vão achar isso uma maravilha, sem sindicatos, sem federações e confederações, sem líderes, sem representante no legislativo.

Talvez eu esteja sendo muito pessimista, mas é uma futura realidade.

A categoria sem sombra de dúvidas, deverá estar unida e bem unida para que o taxista mantenha e continue a ser um profissional respeitado.

Não entre nessa roubada, não deixe usar a marca táxi para outros fins!

Use sempre os aplicativos para taxista, valorize sua profissão!

Luis Antonio
Fetacesp