FETACESP

Atenção Taxista encontrou preço de combustível abusivo? DENUNCIE

O consumidor que flagrar postos de combustível adotando preços abusivos em função da greve dos caminhoneiros poderá denunciar à entidade. A denúncia deve ser feita exclusivamente pela internet no site do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e é fundamental anexar na denúncia imagem do cupom fiscal ou, na falta dele, o máximo de informações sobre o estabelecimento (nome/bandeira), endereço, data de compra e preços praticados, se possível com fotos.

O Procon de São Paulo criou uma chamada exclusiva para atender à demanda. A denúncia pode ser encaminhada para o site do programa. De acordo com o Procon, se confirmado o abuso, o posto poderá se multado em valores que variam conforme a gravidade da infração e com o porte da empresa.

Link para denuncia http://www.procon.sp.gov.br/

Prática abusiva

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor classifica como prática abusiva a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa. Para denunciar, o consumidor precisa guardar o cupom fiscal, tirar fotos ou anotar o máximo de informações relacionadas ao estabelecimento, como o nome do posto, a bandeira, o endereço, a data de compra e preços praticados antes e depois do possível abuso.