FETACESP

Nova York aprova limite de licenças para motoristas de Uber e concorrentes

A cidade de Nova York aprovou algumas medidas em relação a aplicativos como o Uber e outros semelhantes que também oferecem serviços de compartilhamento de corridas. Entre elas, está a limitação de emissão de novas licenças para motoristas pelos próximos 12 meses, com exceção daqueles que possuem carros adaptados a cadeirantes.

“Não estamos reduzindo o número de licenças ou de veículos na rua, estamos pausando o número de novas licenças em uma indústria que tem permitido a proliferação sem comprovações ou regulamentações apropriadas”, declarou o vereador Corey Johnson, um dos principais defensores da lei.

Entre as medidas, também está o estabelecimento de um pagamento mínimo para os motoristas, que deve ser regulado pela Comissão de Táxis e Limousines (TLC). O valor recomendado é de US$ 17,22 por hora, superior ao salário mínimo de Nova York, que é de US$ 15 por hora.

Com cerca de 8,5 milhões de habitantes, Nova York é a primeira grande cidade dos Estados Unidos a aprovar medidas desse tipo. Lá, cerca de 80 mil pessoas trabalham como motoristas contratados por aplicativos.

O sistema de transporte público falho e o enorme custo do estacionamento impulsiona há anos o crescimento descontrolado de empresas como Lyft, Uber e Via em Nova York.

Mas esse crescimento representou um duro golpe para os icônicos táxis amarelos da cidade. Desde dezembro, seis motoristas de táxi cometeram suicídio. Suas mortes foram parcialmente ligadas à queda no volume de passageiros.

Assista a reportagem completa